quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Carta de um Sobrevivente de Guerra

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores: “Prezado Professor, sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas.”

Sobre este assunto também se pronunciou o Dalai Lama no Livro "Uma Ética para o Novo Milênio" :

" Em recente viagem que fiz à Europa, aproveitei a oportunidade para visitar os campos de concentração nazistas em Auschwitz. Apesar de ter ouvido falar e lido bastante sobre esse lugar, descobri que estava completamente despreparado para a experiência. Minha reação inicial ao ver os fornos onde centenas de milhares de pessoas foram queimadas foi de repulsa total. Fiquei estarrecido com a fria engenhosidade e a ausência de sentimentos de que aqueles fornos eram um horripilante testemunho. Lá, no museu que faz parte do centro de visitantes, vi uma coleção de sapatos. Muitos deles eram remendados ou pequenos, tendo obviamente pertencido a pessoas pobres e a crianças. Isso particularmente me entristeceu. O que poderiam elas ter feito de errado, que mal poderiam ter feito? Parei e, profundamente comovido, rezei tanto pelas vítimas quanto pelos que haviam perpetrado aquela iniqüidade,e para que algo como aquilo nunca voltasse a acontecer. E ainda, por saber que todos nós temos a capacidade de agir com generosidade em consideração aos nossos semelhantes quanto o potencial para sermos assassinos e tortutadores, jurei nunca e de nenhuma forma contribuir para uma calamidade assim.
Fatos como os que ocorreram em Auschwitz são violentas advertências sobre o que pode acontecer quando os indivíduos - e, por extensão, sociedade inteiras - perdem o contato com os sentimentos humanos básicos. Sabemos que é necessário ter leis e tratatos internacionais em vigor como garantia contra futuras desgraças desse tipo, mas também temos visto que as atrocidades continuam, apesar deles. Muito mais eficaz e importante do que as leis é o nosso respeito pelos sentimentos dos outros de um simples ponto de vista humano."

Nenhum comentário: