domingo, 9 de março de 2008

A importância do "Não sei"...

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e alí... aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:
- Será que vai chover hoje???- Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas:- o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
- Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então sua area é Marketing:- o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.
- Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é da área de Engenharia:- o pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.
- Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos:- uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
- Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da área de Contabilidade:- o pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados do que nos próprios olhos.
- Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas":- então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.
Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa. De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe.
Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão. Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa.
Por quê? Eu sinceramente "não sei".
MAX GEHRINGER - Revista Exame
Obs: Eu pessoalmente detesto estes textos de auto-ajuda corporativos ... pra começar não é só em alguns departamentos da empresa que as pessoas são evasivas e sem foco... pelo contrário... quase todos... mas acho importante não só pra vida pessoal ou profissional a humildade, o caráter e o compromisso com os envolvidos. Para que quando seu filho te perguntar algo que você não saiba, você possa dizer não sei ... e procurar no google ou num dicionário ... junto com ele...

Nenhum comentário: